sexta-feira, 8 de abril de 2016

SÃO MANUEL NOTIFICA CINCO CASOS SUSPEITOS DE H1N1




Diretoria de Saúde aguarda resultados de exames


A Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Saúde, notificou cinco casos suspeitos de H1N1 em São Manuel, três até a noite desta quinta-feira e dois hoje pela manhã. Até o momento nenhum deles foi confirmados, todos aguardam os resultados dos exames.
Como forma de prevenção, a Prefeitura agiu rápido disponibilizando o medicamento Tamiflu, principal composto no tratamento à doença. O remédio pode ser encontrado nas Farmácias Municipais. Porém para obtê-lo é preciso ter em mãos o receituário médico.

Gripe H1N1
O primeiro caso da doença ocorreu no México, em abril de 2009, e de lá se disseminou rapidamente pelo mundo, causando uma pandemia chamada na época de Gripe Suína.
A gripe pode ser contraída quando se inala secreções do doente ao falar, espirrar ou tossir e quando há contato com superfícies infectadas, como maçanetas ou talheres.
Seus sintomas são parecidos com o da Gripe Comum, porém mais fortes: febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça e de garganta, coriza e irritação nos olhos e ouvidos. Também pode provocar falta de ar e dor no tórax

Prevenção
A vacinação é a melhor maneira de erradicação da doença. Além disso, evite levar a mão aos olhos, nariz e boca, lave sempre as mãos com sabão ou álcool e cubra a boca quando for tossir ou espirrar.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário