sexta-feira, 20 de novembro de 2015

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES CONTRA DENGUE



 Vila Rica será o primeiro bairro visitado por agentes

A Prefeitura de São Manuel está intensificando as ações de combate a Dengue. A partir do próximo dia 23 de novembro, servidores municipais da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, irão visitar diversos bairros da cidade orientando a população e realizando ações de prevenção. Os trabalhos começam no Jardim Vila Rica, e se estendem no decorrer da semana.
Na terça-feira, 24, os agentes estarão na Vila São Geraldo e na Cohab 5. Na quarta-feira, 25, será a vez da Vila Santa Teresinha e o Bairro Canepelle receber a visita dos servidores. Na quinta, 26, o mutirão contra a Dengue ocorre na COHAB 3. E na sexta-feira, 27, Parque Santo Antônio, Distrito de Aparecida.
Depois que concluída a primeira etapa, outros bairros da cidade serão visitados
Segundo Gláucio Tavano, supervisor do Controle de Endemias, a ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
“Algumas pessoas pensam que somente em casas com quintais grandes, com grama e árvores, o mosquito da Dengue pode se instalar, mas muitos focos de Dengue podem ser encontrados em ralos de banheiro ou piscinas, quando estas não estão devidamente cloradas, ficando propícias para a proliferação de larvas do mosquito e durante os trabalhos pretendemos conscientizar a população sobre estas e outras questões”, comentou Gláucio.
“Não acumular água em potes é a chave principal para prevenção. Se temos um caso positivo de dengue no município, isso significa que temos mosquitos infectados pelo vírus, e se a fêmea que transmitiu o vírus depositar os ovos, eles estarão infectados e também podem transmitir a doença”, complementa.

Sobre a Dengue
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.
Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante. O maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Atualmente, circulam no país os quatro sorotipos da doença.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação e Vigilância Epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário